O nosso Projeto Educativo está articulado com as orientações definidas por lei do Ministério de Educação e Ciência, quanto aos tempos semanais e aos conteúdos curriculares das disciplinas, em conformidade com a legislação em vigor nesta matéria. Aproveitamos todos os instrumentos de flexibilidade curricular para promover o cumprimento das aprendizagens essenciais de cada disciplina, tendo como meta o desenvolvimento das áreas de competência inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
O nosso Projeto Educativo visa a formação do aluno não só para a progressão académica, como para a sua integração numa sociedade em profunda transformação e mudança, valorizando a curiosidade, a criatividade, a adaptabilidade, o espírito crítico e o trabalho colaborativo na resolução de problemas.
O nosso Projeto Pedagógico assenta na premissa de que estamos em constante mudança. Como tal, consideramos que este será sempre um projeto inacabado, em permanente processo de construção e desconstrução, mediado pelos obstáculos do presente e procurando antecipar os desafios do futuro.
Este princípio reflete-se na valorização do contributo dos seus alunos para o próprio processo de aprendizagem, procurando que sejam eles a definir o mais possível os seus projetos de trabalho, os seus métodos, os seus objetivos e os seus resultados finais.
Paralelamente, encorajamos a partilha de conhecimentos e a interação entre alunos de diferentes idades e com interesses diversificados, estimulando a cooperação e criatividade. Partilhamos com Albert Einstein da ideia de que «a criatividade é a inteligência a divertir-se» com a descoberta de novas realidades.
Exploramos ferramentas de desenvolvimento emocional (soft skills) para apoiar os alunos num crescimento pessoal e social mais completo...
Através do Teatro são facultadas ferramentas que permitem formar jovens mais criativos, mais conscientes, mais intervenientes e mais responsáveis pelo e no mundo a que pertencem...
Promove-se desta forma o trabalho em equipa, consciência alimentar e ambiental....
Os nossos alunos são incentivados a participar ativamente na vida do Colégio com as suas ideias, propostas e projetos...
O âmbito de atuação do Psicólogo na escola é muito vasto. A sua intervenção no processo educativo, direta e/ou indiretamente, estende-se desde os alunos, aos docentes, aos não docentes, às famílias e até à comunidade.