Projeto Educativo

O nosso Projeto Educativo está articulado com as orientações definidas por lei do Ministério de Educação e Ciência, quanto aos tempos semanais e aos conteúdos curriculares das disciplinas, em conformidade com a legislação em vigor nesta matéria. Aproveitamos todos os instrumentos de flexibilidade curricular para promover o cumprimento das aprendizagens essenciais de cada disciplina, tendo como meta o desenvolvimento das áreas de competência inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

O nosso Projeto Educativo visa a formação do aluno não só para a progressão académica, como para a sua integração numa sociedade em profunda transformação e mudança, valorizando a curiosidade, a criatividade, a adaptabilidade, o espírito crítico e o trabalho colaborativo na resolução de problemas.

Escola Amiga da Criança

O Projeto Educativo visa:

Ambiente de Ensino

Um ambiente de ensino orientado para o 'problem-solving', através do qual os nossos estudantes aprendem a pensar, não sendo condicionados por uma linha de pensamento predefinida, estabelecem boas relações com os seus pares e com os seus professores. Aprendem a disciplinar-se enquanto crescem e se desenvolvem intelectualmente, integram-se na sociedade com um olhar para o presente, numa visão de futuro.

Organização

Uma organização curricular dinâmica e de interação entre as várias disciplinas, dando atenção ao desenvolvimento físico, artístico e intelectual, bem como aos valores transmitidos em contexto escolar, no sentido de tornar os jovens responsáveis e atentos.

Ensino Personalizado

O reconhecimento da diferença que existe entre as pessoas orienta os docentes para a diferenciação pedagógica, juntamente com uma monitorização cooperada, por parte do corpo docente, apoiada por representantes de toda a comunidade educativa, coletivamente implicada na sua concepção e desenvolvimento.

Vanguarda

Com estas linhas de força, o Colégio antecipou em alguns anos a flexibilização legislada desde o ano letivo 2017-2018 e algumas orientações importantes deixadas pelo OCDE aos países que a integram.

Educar para a Mudança

O nosso Projeto Pedagógico assenta na premissa de que estamos em constante mudança. Como tal, consideramos que este será sempre um projeto inacabado, em permanente processo de construção e desconstrução, mediado pelos obstáculos do presente e procurando antecipar os desafios do futuro.

Este princípio reflete-se na valorização do contributo dos seus alunos para o próprio processo de aprendizagem, procurando que sejam eles a definir o mais possível os seus projetos de trabalho, os seus métodos, os seus objetivos e os seus resultados finais.

Paralelamente, encorajamos a partilha de conhecimentos e a interação entre alunos de diferentes idades e com interesses diversificados, estimulando a cooperação e criatividade. Partilhamos com Albert Einstein da ideia de que «a criatividade é a inteligência a divertir-se» com a descoberta de novas realidades.

Atividades

Tardes de Projeto

Permitem que os alunos explorem temas do seu interesse pessoal...

Desenvolvimento Emocional

Desenvolvimento Emocional

Exploramos ferramentas de desenvolvimento emocional (soft skills) para apoiar os alunos num crescimento pessoal e social mais completo...

Teatro

Teatro

Através do Teatro são facultadas ferramentas que permitem formar jovens mais criativos, mais conscientes, mais intervenientes e mais responsáveis pelo e no mundo a que pertencem...

Acadhorta

AcadHorta Horta Bio

Promove-se desta forma o trabalho em equipa, consciência alimentar e ambiental....

Assembleias de Escola

Assembleias de Escola

Os nossos alunos são incentivados a participar ativamente na vida do Colégio com as suas ideias, propostas e projetos...

Gabinete de Psicologia e Orientação Escolar

Gabinete de Psicologia

O âmbito de atuação do Psicólogo na escola é muito vasto. A sua intervenção no processo educativo, direta e/ou indiretamente, estende-se desde os alunos, aos docentes, aos não docentes, às famílias e até à comunidade.