Tardes de projeto
(curricular)
Tempo escolar ao longo de todo o ano, no qual os nossos estudantes exploram assuntos do seu interesse, em pequenos grupos transversais às turmas do 5º ao 9º ano. Cada grupo é devidamente acompanhado por um professor/tutor, culminando o trabalho desenvolvido em apresentações no formato de “mini-congressos” envolvendo toda a escola.
Mindfulness
(curricular)
Apostamos na consolidação de práticas regulares de Mindfulness, com o propósito de contribuir para o bem estar físico e emocional dos nossos alunos. Esta prática acontece todas as manhãs e permite aos alunos começarem o seu dia mais focados e presentes. Mindfulness é isso mesmo, é estar com a atenção plena no momento, no aqui e agora.
Educação
Emocional
(curricular)
Explorar com os alunos ferramentas de desenvolvimento emocional (soft skills) é apoiá-los num crescimento mais completo. Sessões semanais com cada turma onde trabalhamos temos como a Empatia, Cooperação, Respeito, Comunicação, entre muitos outros. Acreditamos que educar está para além do ensinar a fazer, mas sim fazer, ser e estar.
Parceria: Patrícia Barradas - Projecto Geração Tranquila

Teatro
(curricular)
Acreditamos que as vivências artísticas influenciam o modo como se aprende, como se comunica, sendo essenciais para o crescimento intelectual, social, físico e emocional dos jovens.
Através do Teatro são facultadas ferramentas que permitem formar jovens mais criativos, mais conscientes, mais intervenientes e mais responsáveis pelo e no mundo a que pertencem, desenvolvendo a capacidade de apreciar diferentes linguagens e valorizando criticamente criações artísticas e teatrais de diferentes estilos e origens culturais.
AcadHorta
Horta bio
Na AcadHorta cada turma tem a sua horta. Em equipa, todos cuidam dela desde ao semear até à colheita. Promove-se desta forma o trabalho em equipa, consciência alimentar e ambiental.
As nossas hortas não só nos possibilitam usufruir da terra na cidade, como aprender e comer deliciosas sopas!
Assembleias de Escola
Com o objetivo de formar cidadãos com espirito crítico e intervertidos na nossa sociedade,
o Colégio Académico organiza mensalmente Assembleias Gerais de Alunos.
Os nossos alunos são encorajados a dar sequência às suas ideias e opiniões sobre assuntos do Colégio,
apresentando as suas propostas para discussão e debate com os seus pares.
A voz dos nossos alunos é estimulada, ouvida e valorizada.